DIREITO FUNDAMENTAL À INFORMAÇÃO NA ROTULAGEM DE PRODUTOS

UM MEIO DE PROTEÇÃO AOS PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA

Autores

  • Thais Novaes Cavalcanti Cavalcanti Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil
  • Tais Lima Hurst Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.409

Resumo

O direito à informação previsto na Constituição Federal brasileira de 1988 como uma espécie de direitos fundamentais, é também reconhecido pela Lei nº 8.078/90, como sendo um direito básico do consumidor, no âmbito das relações de consumo. Verifica-se, assim, a existência deste direito em contratos de prestação de serviços ou compra e venda de um produto. Este trabalho tem como objetivo compreender o direito à informação das pessoas portadoras de doença celíaca, quando da aquisição e ingestão de um alimento com glúten em sua composição, enquanto elemento de risco à saúde, e até mesmo à vida. Pretende-se demonstrar a necessidade de informar a existência (ou não) do glúten no rótulo dos alimentos, como uma forma de garantir o direito fundamental de alimentação adequada ao grupo de consumidores que possui restrição à referida proteína. A metodologia utilizada foi revisão de literatura, com destaque para legislação nacional e jurisprudência. Pretende-se analisar a doença celíaca e as suas complicações, o direito de alimentação adequada e o direito à informação na rotulagem de produtos, com destaque àqueles que possuem glúten em sua composição e a obrigação do Fornecedor e a sua responsabilidade civil, sobretudo quando expuser o consumidor ao risco de danos ou efetivamente os causar, em razão do descumprimento do seu dever de informar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Novaes Cavalcanti Cavalcanti, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, coordenadora do Curso de Graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, professora do Programa de Mestrado em Alteridade e Direitos Fundamentais da UCSAL.

Tais Lima Hurst, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil

Mestranda em Direitos Fundamentais e Alteridade pela Universidade Católica do Salvador, com especialização em Processo e Direito do Trabalho pela Faculdade Baiana de Direito, onde também possui graduação em Direito. Advogada, sócia do escritório de advocacia Hurst&Hurst Advocacia e Consultoria.

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Cavalcanti, T. N. C., & Hurst, T. L. . (2021). DIREITO FUNDAMENTAL À INFORMAÇÃO NA ROTULAGEM DE PRODUTOS: UM MEIO DE PROTEÇÃO AOS PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(40), 175-193. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.409

Edição

Seção

ARTIGOS