MULHERES, ECOFEMINISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DIANTE DA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE E DA SOCIEDADE EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.398

Palavras-chave:

Ecofeminismo. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Sociedade em Rede. Mulheres e meio ambiente.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa visa analisar o movimento feminista e ecofeminista através do estudo das principais demandas que circundam a Teoria Feminista. Dessa forma, o trabalho verifica que através do engajamento da mulher na Sociedade em Rede, têm surgido formas criativas de lidar com os problemas ambientais e a busca pela igualdade de gênero. Para isso, realizou-se a análise do brechó virtual “Brechados”, idealizado por mulheres, o qual possui aspectos significativos para a percepção das teorias de gênero estudadas e da Sustentabilidade, enquanto princípio fundamental no Sistema brasileiro. Para a realização desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dedutivo e método de procedimento Estudo de caso. Os resultados do presente estudo revelam que a essência do Brechó é inspirada pelo movimento feminista e ecofeminista na Sociedade em Rede e prescreve o cumprimento de objetivos com o desenvolvimento sustentável diante da incontestável crise ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Larissa Soares de Jesus Roso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM- Linha de pesquisa 1: Direitos da Sociobiodiversidade e Multidimensões da Sustentabilidade. Bolsista CAPES. Graduada em Direito pela Universidade Franciscana-UFN. Membro do grupo de pesquisa e extensão: PHRONESIS: Jurisdição e Humanidades, cadastrado no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Email: biancasoaresroso@gmail.com.

Angela Araujo da Silveira Espindola, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFSM. Chefe do Departamento de Direito da UFSM (2016-2018; 2019-2021). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito/UniFG. Líder do Grupo de Pesquisa PHRONESIS: Jurisdição e Humanidades do PPGD/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CAJU - Centro de Estudos sobre Acesso à Justiça do PPGD/UniFG. Membro fundadora e Vice Presidente da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Membro da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDi). Editora da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM desde 2012. Atua na área de Direito Público, com ênfase na temática sobre "Jurisdição, Constituição e Hermenêutica", "Ativismo Judicial e Garantismo processual", "Direito e Literatura" e "Ensino do Direito".

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Roso, B. L. S. de J., & Espindola, A. A. da S. (2021). MULHERES, ECOFEMINISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DIANTE DA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE E DA SOCIEDADE EM REDE. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(40), 59-79. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.398

Edição

Seção

ARTIGOS