JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS ESTADUAIS E O ACESSO À JUSTIÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i39.305

Resumo

Com a transição do Estado Liberal para o Social, houve uma mudança de modelos procedimentais, passou-se do modelo racional-burocrático para o gerencial. O Judiciário naquele primeiro modelo se mostrava ineficiente, com o custo elevado e demora na resolução das demandas. Deu-se origem ao fenômeno da litigiosidade contida que estimulou a criação dos Juizados Especiais com base no art. 98, I, CF/88. Os Juizados Especiais Cíveis Estaduais, criados pela Lei n. 9.099/95, objetivavam reduzir as demandas da Justiça Comum e alargar o acesso ao Judiciário àqueles outrora privados, porém ocorreu o fenômeno da explosão de litigiosidade. A possibilidade de propor demandas, não implica no acesso à justiça, sendo esta obtida quando da satisfação do direito das partes. O CNJ, buscando recuperar a credibilidade na Justiça e reduzir as demandas no Judiciário, editou a Resolução n. 167/2015 que traça diretrizes para se alcançar o ideal democrático e a promoção da paz social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Cesar Sousa Cintra, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, professor titular no programa de pós-graduação no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e sócio - Cintra Mourão Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: tributos federais, direito tributário, tributos estaduais, princípios tributários e processo administrativo tributário.

Stefani Clara da Silva Bezerra, Centro Universitário Christus, Fortaleza, CE, Brasil

Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Tecnológica de Palmas (FTP). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Cintra, C. C. S., & Bezerra, S. C. da S. . (2021). JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS ESTADUAIS E O ACESSO À JUSTIÇA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(39), 35-55. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i39.305

Edição

Seção

ARTIGOS