Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, classificada como B1 pelo Qualis Periódicos da CAPES, tem como objetivo atuar como instrumento de propagação das reflexões e construções do conhecimento acerca dos Novos Direitos, estimulando o debate, o questionamento e o desenvolvimento dos processos formativos dos operadores e investigadores jurídicos, como forma de integração entre a universidade e o mundo da vida voltada para a potencialização dos processos de constituição da cidadania e da democracia, dirigindo-se tanto ao público acadêmico, como a profissionais e de outras áreas jurídicas e sociológicas.

A Revista é de contínuo recebimento de artigos científicos inéditos, desde 2018 com publicação quadrimestral (abril/agosto/dezembro) e adota o sistema de avaliação duplo-cego.

Processo de Avaliação pelos Pares

A fim de garantirmos o padrão de excelência na qualidade da Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, os artigos são, inicialmente, avaliados pelo Conselho Editorial (desk review) quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista e sua contribuição para discussão e pesquisa sobre Novos Direitos.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes da Comissão Científica Ad Hoc de Avaliadores, pelo sistema double blind review. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as avaliações, é solicitada uma terceira avaliação, também em blind review. Se, pelo menos dois examinadores aprovam para publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.

Os editores comunicarão por e-mail a decisão final sobre o processo de avaliação, que poderá ser “aprovar”, ou “aprovar com revisão”, ou “reprovar, pelas insuficiências identificadas e/ou o não enquadramento ao escopo da Revista”. Os textos não aceitos para publicação na Revista Direito e Justiça, arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica na área do Direito para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta é de 160 dias.

Detalhamento dos critérios de avaliação

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a área e a linha temática da revista. Além disso, são considerados aspectos de compatibilidade entre título, temática, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões, estilo/formato e fluidez da linguagem e correta aplicação das normas da ABNT.

Periodicidade

A partir de 2018, a Revista é Quadrimestral (janeiro/abril; maio/agosto; setembro/dezembro).

Periodicidade

De

Até

Publicação

Quadrimestral

v. 19, n. 34

Atual

1º dia do primeiro mês do quadrimestre

Quadrimestral

v. 18, n. 30

v. 19, n. 33

30º dia do último mês do quadrimestre

Semestral

v. 1, n. 9

v. 17, n. 29

30º dia do último mês do semestre

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas dos autores e leitores:

A revista não cobra taxas nem de autores e nem de leitores para os artigos submetidos e acessados.

  1. Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL)
  2. Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos: 0,00 (BRL)
  3. Não são cobradas taxas dos leitores pelo acesso aos artigos: 0,00 (BRL)